Frames do vídeo
Ficha técnica
Marionetes, dádivas e dívidas, 2022
Técnica mista
Dimensões variáveis
A instalação é composta por duas partes principais, a estrutura criada com linhas e pedras e o vídeo projetado. As 400 linhas estão conectadas as pedras que se distribuem aleatoriamente pelo espaço da galeria. As 400 pedras de tamanhos diversos, que resultam estimadamente em mais de uma tonelada, foram retiradas de obras civis em atividade na cidade do Porto. Após a fixação das linhas no teto da galeria, as pedras foram remanejadas para que as linhas pudessem se cruzar, criando na sala um emaranhado de fios vermelhos. Este sistema cria um espaço inacessível no centro da sala, sendo possível a observação ao entorno da instalação.
Foi instalado um vídeo projetor em um dos lados da sala, criando em uma das paredes um desenho de sombras, as quais eram produzidas pelas imagens que atravessavam os fios entrecruzados. O vídeo era composto por imagens de uma performance e trechos totalmente brancos, as quais tinham o intuito de produzir imagens com sombras das linhas emaranhadas e o público presente na galeria. Os observadores quando colocados entre a peça e a parede tinham suas sombras integradas na projeção, como podemos observar nas fotografias que seguem.
A performance foi realizada no terreno de uma obra, onde foram amarradas dezenas de pedras ao meu corpo. O vídeo mostra a tentativa de arrastar todas as pedras de uma única vez, o corpo vai sendo marcado pelas linhas conforme o esforço é realizado. Detalhes do corpo e da obra são também mostrados, explorando o contrastes de texturas entre pele e pedras. A performance é vista com alguma confusão, pois as imagens aparecem com tempos muito curtos, retornando para a projeção das imagens brancas. 
A instalação foi realizada com o intuito de integrar o espectador no trabalho, utilizando a silhueta projetada na parede. Inserir o público na obra faz com que se questione o local de cada indivíduo dentro das dinâmicas trabalhadas. O público é ativo no projeto, os espectadores são integrados de modo complementar as projeções, relacionando-se com questões sobre a utilização dos corpos e a liberdade individual.
Back to Top