Ficha técnica
Moedores, 2021
Tecnica mista
Dimensões variáveis
Sufocamento, claustrofobia, a peça Moedores partiu de uma sessão fotográfica, a qual tinha por conceito investigar o corpo privado da liberdade, corpo reprimido pela impossibilidade de expressão, uma visão sobre o ser silenciado e exausto. A sessão fotográfica em estúdio destaca gestos agressivos na tentativa de se desvencilhar da situação. As imagens são de significativa importância nas estratégias delimitadoras dos indivíduos. Posto isso, o trabalho realizado com base fotográfica tem por objetivo uma tentativa de emancipação, do corpo dentro da imagem. Um corpo selvagem deseducado, desabitado de controle. A emancipação do corpo reprimido passa pela liberdade imagética e estética, sendo assim a fotografia pode ser entendida como uma possibilidade para a transgressão.
Mecanismos, máquina de exploração. Ruído mecânico e o silêncio imposto. Moedores, propõe uma discussão sobre as dinâmicas históricas de privação. O trabalho forçado que deforma a matéria, molda o corpo livre, sujeita e desgasta. O silêncio, o vazio, a desumanização. Moedores reflete sobre estas estruturas questionando o lugar do silenciado e do silenciador, a reprodução destas ações na atualidade e onde estamos localizados nestes mecanismos. O não ver, o sigilo é o gatilho para o desencadeamento do processo. A cegueira é estratégica para que o moinho continue operando. Como destruir a estrutura? Quem move esta manivela? Como parar uma engrenagem invisível? Será possível uma fuga?
A peça foi montada sobre uma base de madeira a qual é responsável por estruturar e unir os variados componentes. Uma câmera de grande formato construída com materiais reciclados foi convertida para ser um projetor de slides, os quais são acionados por uma série de tubulações e sistemas de manivelas. O conjunto de tubulações forma um organismo estranho, cujo funcionamento não se torna claro à primeira vista. A máquina de aspecto curioso provoca dúvidas sobre seu papel: qual a funcionalidade destes tubos? Por que esta estrutura tem este formato? Estas tubulações são realmente necessárias para seu funcionamento?
A posição do operador do sistema é propositalmente oposta à projeção das imagens, a manivela é acionada e o moinho alimentado sem que o operador possa ver seus efeitos, estando com as costas voltadas para as fotografias projetadas. Moedores refere-se à posição do operador do sistema, convidando a pensar sobre meios de interromper o antigo moinho. O observador da peça está de frente para a estrutura, como poderá ser destruída? A operação do moinho faz parte da cultura da sociedade brasileira.