Ficha técnica
Polissemia, 2021
Projeção de vídeo
Dimensões variáveis
O trabalho questiona a memória individual e coletiva, como um eco de vozes que lembram de um tempo que foi. As lembranças são conturbadas, embaçadas, desorganizadas, subjetivas, com uma série de interferências sobre a objetividade dos fatos. Cada voz decide contar de um modo, todos imprecisos, porém reverberam o mesmo acontecimento. Jô Gondar (2008): “A polissemia da memória, [...] é justamente a sua riqueza.” (p. 5) Eco de vozes, uma tentativa de se recordar. Existirá um modo objetivo de contato com o passado? Todos os olhares sobre o mesmo vídeo, todos diferentes nas suas histórias. As políticas do esquecimento filtram os fatos e apenas uma narrativa será aceita. Quais são os interesses em se criar “uma verdade”? Um olhar vale mais que outro? A história possui distintas versões, múltiplos significados e interpretações sobre o mesmo objeto, o passado. Polissemia.
As diferentes formas de mediar as imagens estabelece relação com as diferentes maneiras de se lembrar de um mesmo fato. Colocando a questão de que memória e imagem são constantemente manipuladas e apresentadas de forma parcial.
Estando o passado em formato de memória, fragmentado, distorcido pelo tempo, lembrado de forma imprecisa e atravessado por diversas camadas, seria possível sua reconstrução/re-experiência?
Penso que um vídeo em formato de mosaico seria uma tentativa interessante para se tentar reconstruir o passado. Imagens capturadas a partir de um mesmo vídeo, realizadas através de diferentes óticas e variados pontos de vista, trataria a questão das distintas formas do “lembrar”. Na impossibilidade de se “re-experenciar” o passado, o conjunto das memórias, mesmo atravessadas pelas inconstâncias do lembrar, deverá ser o melhor representante de um fato. O coletivo de vozes deverá delinear o passado de forma mais precisa, sendo o passado o conjunto de lembranças de todos aqueles que o viveram. Temos que construir um mosaico para viajar no tempo, reconstruir as paisagens que já não existem, mas que ainda habitam o imaginário.
Imagens apropriadas de filmagens realizadas no Brasil poucos anos antes da instalação da ditadura militar no país.

Back to Top